Podcast é o novo Youtube?

julho 03, 2019



Quem aí já ouviu falar do podcast? É a nova sensação do momento, todo mundo quer fazer conteúdo para essa plataforma que surgiu do “nada”. Por mais que seja uma coisa que teve um bum grande agora podcast surgiu em 2004, que vem da junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio). 

O que é?

É uma mídia de transmissão de informações, assim como jornais, televisão e youtube. Como se fosse um programa de rádio, com diferencial é o seu conteúdo. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
E vem crescendo cada vez mais por ser uma forma super fácil de consumir conteúdo! Os arquivos do podcast são bem mais leves do que o arquivo de um vídeo, um ponto positivo para os criadores. 
Estou vendo muito muitos youtubers migrarem para plataforma e fazer conteúdos diferente que faziam na plataforma do youtube. Óbvio que com isso eles conseguem atingir um público maior e diferente que frequenta seus canais. Não sei como funciona uma criação de um áudio para o podcast, claro que existe uma pauta / roteiro para ser seguido, mas é bem mais fácil de cria-lo, porque você não precisa criar um cenário ou pensar em que roupa vai vestir, pois as pessoas não vão está te vendo e sim te escutando.
Pelo mesmo uma boa parte dos youtubers que eu acompanho estão indo para a plataforma aos poucos, talvez testando e vendo como é; não sei como funciona a monetização ou se ganha algo a cada áudio reproduzido. Acredito também pelo youtube está se tornando uma plataforma muito difícil de criar e se reinventar os criadores de conteúdos estão procurando outros meios de passar seus conteúdos com qualidade. 
Estou começando a escutar podcast agora e um dos únicos que acompanho é o da Maju e o da Foquinha, é legal ver uma outra versão das mesmas falando sobre outros assuntos e descontraídas.
Fiz um post alguns anos atrás quando o youtube começou a bombar e todo muito queria criar conteúdo para plataforma e repito a mesma coisa: quanto mais acesso as pessoas terem a internet e a esse mundo de criação de conteúdo e compartilhar ideias, mais gente terá para consumir e para criar, sendo assim mais tipo de plataformas vão surgir.

E você o que acha sobre podcast? Escuta algum?

Instagram do blog / Instagram Pessoal


Créditos de onde tirei as informações sobre podcast aqui - aqui aqui 

Veja mais postagens como essa!

0 comments

Olá,

Obrigada pela mensagem!
O mais breve irei retornar.

Um abraço,
Fabs!

Postagens Populares

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *