Como começar a criar conteúdo? | Post Especial

agosto 04, 2019


Decidi fazer nesse mês de agosto postagens especiais todo domingo sobre criação de conteúdo para internet. Não sou uma expert no assunto, mas andei pesquisando muito sobre para essa nova era do blog e me vi muito desorientada com isso tudo, mesmo tendo muita informação sobre fiquei perdida com o excesso que muitas vezes acabava me confundindo

Vai ser o mês de agosto tendo posts todo domingo aqui no blog falando sobre esse tema. Espero que ajude você que quer começar de alguma forma e dê uma luz. 

Acho que antes de tudo você tem que pensar que criar algo para internet é algo muito importante e perigoso, porque além de alguém pode está se inspirando naquilo e também porque você vai está se expondo e colocando literalmente a cara a tapa ali, seja para coisas boas e ruins. Ter em mente que pessoas vão falar sobre, próximas ou não, e não deixem que ela interfiram no seu trabalho negativamente. 


Primeiro você precisa entender a diferença entre Criador de Conteúdo x Influenciador 



Criador de conteúdo: como o próprio nome já diz ele CRIA algo para internet. Ele desenvolve um conteúdo sobre um determinado assunto e postar em alguma plataforma da internet.

Influenciador: ele influencia as pessoas com seu tipo de vida e não necessariamente ele cria um conteúdo. Por exemplo um profissional da estética ele não queria conteúdo, mas a vida profissional dele gera interesse nas pessoas e isso influencia elas a seguir determinadas coisas que ele reproduz, indica ou fala. 

Mas os dois andam lado a lado, já que um criador também pode influenciar as pessoas com conteúdos que produz. 

♥ Escolha do conteúdo:

A primeira pergunta que você tem que ter em mente: é o que eu gosto de fazer ou falar? Tenho facilidade de falar sobre isso? Colocar no papel tudo que gosta e ver se pode sair alguma coisa dali. Já que você vai passar um bom tempo falando sobre isso.

♥ Existem outras pessoas falando disso? 

Nesse mundo da internet tem gente falando de tudo que possa imaginar, então você tem que pensar em alguma maneira de se destacar. Por exemplo o nicho da maquiagem tem muita gente falando sobre isso, como eu posso fazer para que seja diferente e legal para que as pessoas possam me acompanhar? Outra coisa legal é descobrir maneira diferentes de compartilhar seu material de criação. É tentar se diferente e sair do padrão.


♥ Qual plataforma postar? 


Existem muitas plataforma que você pode utilizar para postar o seu conteúdo. Depende muito do que você quer fazer e pra quem quer entregar. Tem que fazer uma pesquisa e vê onde melhor se encaixa e qual fica melhor para você se adaptar. Por exemplo: YouTube, por mais que seja uma plataforma que tem muita gente reclamando é uma que mais dá suporte aos criadores. Tem também o instagram, twitter, blogger, a plataforma do podcast, facebook e algumas outras. Como eu já disse é pesquisar para saber qual melhor se encaixa com o seu perfil de conteúdo e o público alvo que quer atingir 

♥ Fazer pesquisa de mercado

Um dos passos essenciais para mim. Saber o que os outros estão falando do mesmo assunto que você e ter uma média de como você pode ser um diferencial dentro meio. Qual forma eu posso fazer diferente? O que eu achei legal? O que eu achei não tão interessante? O que as pessoas estão falando?

♥ Dedicação

Por mais que você queira começar como um hobby vai ter um pouquinho de dedicação. Vai ter que pesquisar, montar e para depois postá-la. Dedicar algumas horinhas para isso.


♥ Traçar algumas metas

Antes mesmo de começar a postar faça algumas metas, pequenas, como: pesquisar sobre o assunto que eu quero falar, fazer X post antes de começar a postar, tal dia eu vou começar a divulgar. Coisas pequenas apenas para você não se perde no meio do caminho. Não coloque metas grandes que possam gerar frustrações futura, por exemplo: quero ter 100 mil visualizações daqui a dois meses, o que pode acontecer, mas se não acontecer pode acabar desmotivando.

♥ Networking

Isso não vale apenas para o mundo corporativo não, faça amizades com pessoas do seu nicho. Isso vai trazer visibilidade para você e também poderá conhecer trabalho de outras pessoas. 

♥ Dica extra…. o visual conta muito

Uma das coisas que eu aprendi com 6 anos de internet é que a arte que você entrega conta muito. Criar um padrão de imagens, de cor, quando a pessoa ver algo relacionado pensar “isso me lembra o instagram de tal pessoa” ou “lembra a arte do canal de fulano”. Cria a sua marca mesmo, pensa nas cores, no formato do texto, na fonte, em criar um padrão. Isso chama atenção das pessoas e faz com que você tem uma arte visual própria como se fosse uma marca. 

♥ Seja você!

Acho que a dica mais importante de todas é essa. Não importa qual o assunto que você vai falar seja você mesmo, é mais fácil do que montar todo um personagem. Pensa que as pessoas vão te seguir porque se identificam um pouco com você. É bem mais fácil ser real e sincero. 

Espero que tenham gostado desse primeiro post voltado a criadores de conteúdo. Nos próximos domingo teremos outros assuntos voltados a esse mundo. É isso, beijos.


Veja mais postagens como essa!

0 comments

Olá,

Obrigada pela mensagem!
O mais breve irei retornar.

Um abraço,
Fabs!

Postagens Populares

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *