Planejamento Financeiro: como começar?

junho 27, 2022



Hoje em dia eu sou a maior planfetora de planejamento financeiro e indico o curso da Nath Finanças para todo mundo. No post de hoje iremos falar sobre: planejamento financeiro.

Queria muito ter tido noção de planejamento financeiro mais cedo, de como lidar com dinheiro e o que fazer. Devia ser obrigatório em todas escolas ter aulas de educação financeira, saímos do Ensino Médio sem saber sobre nada de dinheiro e temos que lidar com ele o mais rápido possível.

Aprendi muitas coisas na marra e com a minha criadora de conteúdo favorita sobre o tema, Nath Finanças, e quero compartilhar aqui com você um pouquinho.

🌻 Cada pessoa tem uma realidade. Por mais que o tema esteja sendo falado muito na internet, temos que entender que cada pessoa tem uma realidade, ou seja, um padrão de vida, um salário e assim vai. Não podemos nos comparar com o amiguinho do lado.

🌻  Complementando o tópico um, não adianta também você acompanhar um criador de conteúdo que não é justo com a sua realidade, lembro que acompanhava criadores que falam sobre investimento, de como fazer seu primeiro milhão e eu nem sabia como economizar, sabe? Seja justo com você, procure criadores que falem de acordo com a sua realidade para não se frustrar.

🌻  Entenda sobre dinheiro, converse sobre dinheiro. É muito comum não falarmos sobre dinheiro, é um tabu ainda. Temos que conversar e entender sobre aquilo que nos move.

🌻 Colocar na balança o que realmente queremos consumir e o que é apenas para suprir um sentimento, ou nós fazer pertencer algo.

🌻 Faça seu planejamento financeiro, com isso irá conseguir alcançar sua metas e objetivos.

🌻 Como fazer esse planejamento? Existem vários modos, faça como for melhor para você, mas crie o hábito de se organizar financeiramente. Pode ser por planilhas que você queira fazer, planilhas feitas, em um caderno, ou por aplicativos financeiros.

🌻  Tire um dia semanalmente para escrever todos os seus gastos durante aquela semana, assim você tem uma noção do que está gastando e quanto pode ainda gastar.

🌻  Faça uma reserva de emergência. Caso aconteça alguma coisa você tem uma reserva de emergência. Por exemplo: se eu sair do meu trabalho por dois meses consigo me bancar com o valor X que guardei. Monte uma de acordo com a sua realidade, ex: durante seis meses irei guardar 50 reais para minha reserva de emergência.

🌻 Uma dica valiosa que aprendi com a Nath: separe a sua reserva de emergência do restante do valor que você está guardando para qualquer outro tipo, tipo uma viagem, porque esse dinheiro junto você pode ir gastando sem perceber.

Queria muito ter recebido esse conselho quando comecei no meu primeiro emprego e espero que ajude alguém que está perdido e precisa de um empurrãozinho.

Para quem quiser acompanhar a Nath Finanças esse é o canal dela

Veja mais postagens como essa!

1 comments

  1. Adorei as dicas Fabs,preciso aplicar na minha vida financeira,se bem que eu não sou uma pessoa que gasta muito,mas é sempre bom aprender como administrar o seu dinheiro.
    Beijos
    https://blogcarolarruda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá,

Obrigada pela mensagem!
O mais breve irei retornar.

Um abraço,
Fabs!

Postagens Populares

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *