Parcerias e Mídia Kit | Post Especial

agosto 11, 2019



Continuando a saga de post especial voltado para pessoas que querem começar a criar conteúdo da internet, hoje vamos falar de duas coisas que andam juntas: parceria e mídia kit.
Pessoas que trabalham na internet geralmente não tem um salário fixo - exceto pessoas que fecham contrato com uma network - criadores que criam para a plataforma do google ou colocam anúncios em seus sites com ele recebem dinheiro do adsense. Além disso eles têm que recorrer das famosas parcerias. 




O que é parceria?


Quando criadores de conteúdos e influencer fecham algo com alguma marca e ganham em troca com isso.

Permuta: Acredito que todo mundo já ouviu essa frase “Queria ser blogueira para ganhar permuta”, funciona assim uma marca X entra em contato com você e pede para você divulgar algo dela e em troca ela te envia o produto a ser divulgado, não tem $$ envolvido nisso. Esse conteúdo pode ser uma foto no instagram, uma story, um post no seu blog. 

Publipost: Você ganha ($$) fazendo um conteúdo para a marca, vocês fecham uma parceria e fala o seu preço com a marca. Coloca prazo para aquele conteúdo ser oposto ali, tem a aprovação da marca antes de postar, vários detalhes. 



Quando começo fechar parcerias?


Isso varia muito de pessoa para pessoa, de conteúdo para conteúdo. Hoje em dia seus números contam MUITO porque eles querem atingir um público então quanto maior seu número de engajamento, mais chances de você fechar parcerias. Mas não pensa que apenas criadores grandes podem fechar parcerias com marcas incríveis, muitas vezes criadores com números menos tem mais fidelidade com seus seguidores do que criadores com grandes seguidores. 



Quanto devo cobrar? 


Outra coisa que depende muito de pessoa para pessoa. Você tem que colocar na caneta seus números de seguidores, engajamento (cometários, visualizações, alcance) , o quanto vai gastar para criar aquele conteúdo, no começo você pode fazer um preço fixo que seja justo com você e seu trabalho. 

Lembre-se sempre de valorizar seu trabalho e ser sincero com seu público! Não aceitar receber algo só por receber, não falar só coisas boas porque a empresa te enviou. Seja sincera com seu público!


Como fechar parcerias? 


Muitas vezes as empresas vem atrás de você, ela vai se identificar que o seu conteúdo tem haver com a marca e vai te mandar uma proposta e ali você podem negociar. Ou se você quer correr atrás das marcas além do email de apresentação é bom também ter um mídia kit.



O que é um mídia kit?


Mídia kit ou kit mídia é nada mais do que sua apresentação para empresa. Ali você mostra quem você é, o que produz, seus números (visualizações, seguidores, engajamento, alcance), feedback dos seus seguidores, parcerias que você já fechou e o seu contato (email, instagram, twitter, site pessoal). Como se fosse um currículo se enviar no mundo corporativo, vender o seu peixe. Pode ser em pdf, slides ou em algum site. Mas eu recomendo sempre ter ele salvo em pdf.


Como fazer?


Você pode fazer no photoshop, aplicativos de edição, powerpoint ou qualquer coisa que cria algo. Eu uso o Canva para fazer as edições das minhas imagens e do conteúdo que publico, tem vários modelinhos prontos que te auxiliam a buscar o melhor para você.

Não se cobre por não ter fechado nenhuma parceria, faça o seu trabalho da melhor maneira possível tenho certeza que as marcas algum dia vão correr atrás de você. Espero ter ajudado de alguma forma, em breve vou fazer um post falando um pouquinho mais sobre o canva.

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