Por que fazer terapia?

setembro 21, 2022


Talvez esse texto contenha alguns gatilhos, caso esteja sensível não leia e lembre-se de procurar ajuda e que não está sozinho.

Quando coloquei esse tema em pauta não sabia muito bem o que falar, queria dizer algo sobre o mês SETEMBRO AMARELO, mas não como todo mundo fala, então aqui vai um texto muito íntimo e muito eu.

O que eu queria saber quando quis começar a fazer terapia? Queria saber além do que diziam nos sites, post e vídeos por aí. Uma certeza que tinha era que: tinha muito medo. Meu contato com a minha primeira psicóloga foi aos 19 anos com uma psicóloga negra, que me entendeu e me acolheu naquele momento e foi tudo pelo SUS, mas lembra do meu medo? Então ele me bloqueou e fez com que eu perdesse a vaga no SUS porque simplesmente parei de ir.

Em outro momento da minha vida com 21 anos estava passando por um momento muito delicado, me sentia perdida e não sabia quem eu era mais, tanto que tem um tempo daquela época que são um borrão para mim; e foi aí que tentei novamente, outra psicóloga maravilhosa apareceu na minha vida, dessa vez paga, ela me ajudou muito e me trouxe ensinamentos que uso até hoje. Mas infelizmente tive que parar por conta do meu financeiro.

Veio a pandemia e parecia que estávamos no mesmo barco, mas não estávamos, todo dia era um surto diferente, comecei novamente com outra psicóloga com um valor menor e que me ajudou muito por quase dois anos, mas trocar por outra que atendesse no meu convênio.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que queria muito que a Fabi lá do começo que tinha medo tivesse toda informação que tenho hoje. Terapia não é um negócio fácil e de se levar na brincadeira, cada sessão é um novo mundo descoberto, de se descobrir e entender que pensamentos que temos não por pura coincidência, tudo tem uma raiz.

Quando estamos doentes fisicamente não vamos ao médico tomar um remédio para ajudar no processo de cura? Então é exatamente isso que a terapia faz nos ajuda no processo de cura dos nossos trauma que por mais que dizemos que está tudo bem, não está. É um processo muitas vezes dolorido, mas é necessário. Não tenha medo de pedir ajuda, não tenha medo de se conhecer.

Hoje passo com uma psicóloga que me entende e me ajuda muito, e consigo colocar muito mais prática tudo que aprendo lá, em cada sessão, mas sabe porque? Porque finalmente consegui reconhecer que preciso de ajuda para melhorar e me tornar a pessoa que realmente quero ser um dia. Precisamos de ajuda para nos curar.


Lembrando que existe atendimento psicológico pelo SUS e algumas universidades também fazem atendimento gratuito. Você não está sozinho, procure ajuda!!

Veja mais postagens como essa!

0 comments

Olá,

Obrigada pela mensagem!
O mais breve irei retornar.

Um abraço,
Fabs!

Postagens Populares

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *